quinta-feira, 18 de outubro de 2012

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ABUSO DE PODER


ABUSO DE PODER:

O QUE É ABUSO DE PODER? O ABUSO DE PODER É UM INSTITUTO TRATADO EM DIFERENTES RAMOS DO DIREITO BRASILEIRO.  NO ÂMBITO DO DIREITO ADMINISTRATIVO, É SABIDO QUE OS PODERES ADMINISTRATIVOS (PODERES DE POLÍCIA, HIERÁRQUICO, REGULAMENTAR, DISCIPLINAR E, PARA ALGUNS, VINCULADO E DISCRICIONÁRIO) SÃO PRERROGATIVAS CONCEDIDAS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA QUE ESTA, NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES QUE LHE SÃO ATRIBUÍDAS PELAS NORMAS, ALCANCE O ATENDIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO. NÃO PODE O ADMINISTRADOR PÚBLICO RENUNCIAR À UTILIZAÇÃO DE TAIS PODERES. O INTERESSE PÚBLICO É INDISPONÍVEL, E,  CASO SEJA NECESSÁRIO QUE O ADMINISTRADOR SE VALHA DE TAIS PODERES PARA CUMPRIR  SUA FUNÇÃO, DEVERÁ EXERCÊ-LOS, HAJA VISTA QUE OS PODERES ADMINISTRATIVOS CONSTITUEM VERDADEIROS PODERES-DEVERES.

EXCESSO DE PODER: NO EXCESSO DE PODER, O AGENTE PÚBLICO ATUA SEM COMPETÊNCIA, SEJA POR SUA TOTAL AUSÊNCIA, SEJA POR EXTRAPOLAR OS LIMITES DA COMPETÊNCIA QUE LHE FOI LEGALMENTE ATRIBUÍDA. O ATO PODE SER CONSIDERADO VÁLIDO ATÉ O  LIMITE EM QUE NÃO FOI EXTRAPOLADA A COMPETÊNCIA, EXCETO SE O EXCESSO O COMPROMETA INTEIRAMENTE.

DESVIO DE PODER: O DESVIO DE PODER, OU DESVIO DE FINALIDADE, ENCONTRA PREVISÃO EXPRESSA NA LEI DE AÇÃO POPULAR (LEI Nº 4.717/65), A QUAL, EM SEU ART. 2º, “E”, E PARÁGRAFO ÚNICO, “E”, TRATA DO DESVIO DE FINALIDADE COMO O VÍCIO NULIFICADO DO ATO ADMINISTRATIVO LESIVO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO, E O CONSIDERA CARACTERIZADO QUANDO O AGENTE PRATICA O ATO VISANDO A FIM DIVERSO DAQUELE  PREVISTO, EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE, NA REGRA DE COMPETÊNCIA. NO DESVIO DE PODER, A AUTORIDADE AGE DENTRO DOS LIMITES DA SUA COMPETÊNCIA, MAS O ATO NÃO ATENDE O INTERESSE PÚBLICO, FERINDO OS OBJETIVOS COLIMADOS PELA NORMA LEGAL. TRATA-SE DE ATO ILEGAL QUE SE REVESTE DE UMA ROUPAGEM DE LEGALIDADE, O QUE DIFICULTA SUA PROVA, DEVENDO O JUIZ  LEVAR EM CONTA OS INDÍCIOS PRESENTES PARA CONSIDERAR A OCORRÊNCIA OU NÃO DO DESVIO DE FINALIDADE.

OMISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: A OMISSÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TAMBÉM PODE CARACTERIZAR O ABUSO DE PODER. AQUI, HÁ DE SE DISCERNIR ENTRE OMISSÃO GENÉRICA E OMISSÃO ESPECÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NA PRIMEIRA, NÃO SURGE O ABUSO DE PODER, PORQUE SE TRATA DE ESCOLHA DO MOMENTO MAIS OPORTUNO PARA O INCREMENTO DAS POLÍTICAS DE ADMINISTRAÇÃO, AS QUAIS NÃO POSSUEM PRAZO DETERMINADO. JÁ NA OMISSÃO ESPECÍFICA, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM O DEVER DE AGIR FACE A UMA SITUAÇÃO DETERMINADA, PODENDO OU NÃO A LEI PREVER O PRAZO PARA TANTO (NESTE ÚLTIMO CASO, DEVE-SE CONSIDERAR O QUE A DOUTRINA CHAMA DE "PRAZO RAZOÁVEL"). A OMISSÃO ESPECÍFICA CARACTERIZA A ABUSO DE PODER EM VIRTUDE DO PODER-DEVER DE AGIR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUANDO A LEI ASSIM O DETERMINA. RESSALTE-SE QUE A OMISSÃO NÃO É ATO ADMINISTRATIVO, MAS SIM A AUSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DO PODER PÚBLICO.

DAS CONSEQUÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO ABUSO DE PODER: EM DIVERSAS LEIS, PODEM SER ENCONTRADAS CONSEQUÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA O ABUSO DE PODER. A LEI Nº 8.666/93, EM SEU ARTIGO 83, DISPÕE QUE A PRÁTICA DOS CRIMES NELA DESCRITOS SUJEITAM O INFRATOR À PERDA  DO CARGO, EMPREGO, FUNÇÃO OU MANDATO ELETIVO. A LEI Nº 8.112/90 PREVÊ RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVA PELO EXERCÍCIO IRREGULAR DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIDOR, DECORRENDO A RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA DE ATO OMISSIVO OU COMISSIVO POR ELE PRATICADO (ARTS. 121 E 124). UMA DAS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS É A DEMISSÃO COM FUNDAMENTO NA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (ART. 132, IV, DA CITADA LEI), SENDO CERTO QUE ESTA PODE SER DECORRENTE DO ABUSO DE PODER, COMO SERÁ VISTO ADIANTE. A LEI Nº 4.898/65 ESTABELECE QUE O ABUSO OU DESVIO DE PODER CARACTERIZAM ABUSO DE AUTORIDADE (ART. 4º, “H”), SUJEITANDO O INFRATOR A SANÇÕES CÍVEIS, ADMINISTRATIVAS E PENAIS. AS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS ESTÃO ELENCADAS NO ARTIGO 6º, §1º, DA REFERIDA LEI. A LEI Nº 8.429/92, EM SEU ART. 11, I (LEI DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), PREVÊ CONDUTAS QUE PODEM REFLETIR O ABUSO DE PODER, COMO A PRÁTICA DE ATO VISANDO A FIM PROIBIDO EM LEI OU REGULAMENTO (O QUE CARACTERIZA O DESVIO DE PODER), OU A PRÁTICA DE ATO DIVERSO DAQUELE PREVISTO NA REGRA DE COMPETÊNCIA (O QUE CONFIGURA EXCESSO DE PODER). O ARTIGO 12, III, DA REFERIDA LEI, TRAZ AS PENAS DE PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA E DE PROIBIÇÃO DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO OU RECEBER BENEFÍCIOS OU INCENTIVOS FISCAIS OU CREDITÍCIOS COMO PENALIDADES ADMINISTRATIVAS.

FONTE: SÉRGIO LUIZ RIBEIRO DE SOUZA, 
JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO RIO DE JANEIRO


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