quinta-feira, 17 de maio de 2012

, , , , , , , ,

Júri dos alunos do terceiro período faculdade FACED 16/05.


Júri dos alunos do terceiro período 16/05.
A turma bem inteligente, com excelentes argumentos onde no 3º período na faculdade Faced, fazem um júri simulado  para começar a ter uma noção do que irão passar em seu futuro próximo.
         Discurso sobre pena de morte sempre dá um ar de discussão mesmo que todos sejam amigos.
Com a presença do doutor Dalton Soares Negrão que é juiz em Divinópolis na 3º vara criminal. O mesmo inicia com um debate que todos temos que ter conhecimento sobre a pena de morte. Devemos ter opinião, por sermos alunos de direito. Temos que ter uma opinião formada em todos os assuntos onde envolvam o direito, principalmente com leituras de autores onde conseguem explanar de maneira sucinta e optativa, sobre todos os temas.
Na nossa vida temos vários caminhos onde podemos ir. Não podemos escolher como começar a vida, mas podemos mudar o nosso futuro. Mas e na pena de morte? Como voltar atrás? Depois do ato de morte não tem como voltar atrás, de maneira que é uma decisão única para todos nós juristas, que iremos defender pessoas e casos assim.
Segundo o artigo 5º da CF temos direito a vida, direito constitucional. Ainda no art. 5º no inciso 47, somente haverá penas de morte salvo caso de guerra declarada. Ao trair a pátria, pode-se ter pena de morte. Bem remotamente.
Segundo o doutor, a pena de morte não deve ser adicionada no Brasil, com inúmeros erros judiciários, não terá volta.
Com um vídeo sobre pena de morte onde o grupo contra esta pena explana muito sobre o tema. Com o final da pergunta: pena de morte, sim ou não?
A parte a favor da pena de morte,  cita não querem defender a morte e sim defender o maior bem jurídico: a vida. Defender a vida de quem? Defender uma vida que é diariamente eliminada. Estamos vendo a cada dia vidas sendo tiradas, por cidadãos que se consideram, segundo ele acima de todos e de tudo. Segundo o mesmo, a insegurança pública tem diversas origens, e uma das causas mais importantes da mesma é a causa social do país, sendo demonstrada pela fome e por outros sentidos sociais.
Citou como exemplo o caso do garoto João Hélio, que foi arrastado por varias metros. Porque não punir tais pessoas que fizeram tal crueldade?
Ainda afirma, que a pena de morte não deve ser usada para todos os casos e sim para os que realmente forem necessários.
Cita também, crimes de reincidência, principalmente crimes sexuais. Tem que ser penalizados de forma justa e igualitária para com seu ato. Este exemplo é um dos muitos que possam citar.
O grupo contra a pena de morte, começa citando uma comparação entre o Brasil e outros países, que cita bem onde os outros países não tendo pena de morte tem o índice de criminalidade menor que aqui no Brasil. Cita também no Canadá, quando foi retirada a pena de morte, a taxa de assassinatos baixou bem.
A partir de um erro judiciário, Dom Pedro 2º, retirou a pena de morte no Brasil.
Mostrou em um vídeo muito bom, onde um pai mata seu filho para salvar a vida de outras centenas de pessoas. Será que teríamos esta coragem?
Com uma pergunta de um jurado começa uma discussão muito importante:Será que salvar um homicida seria o melhor para a sociedade?
Responde a parte contra citando a dignidade da pessoa humana. É justo, alguém morrer por um crime onde o criminoso possa um dia mudar e não cometê-lo mais? E ainda mais, se o criminoso morre e depois descobre-se que ele era inocente, como fazer?
Cita também, que o Estado (Brasil) é ineficaz, é um Estado onde não faz nada para mudar. Cadê a segurança do Estado?  O mesmo falha desde a educação, como quer que todos mudem?
               

  COMENTÁRIO DO BLOG:
         GOSTEI MUITO DO JÚRI PELO CONHECIMENTO DOS ALUNOS PARA COM A MATÉRIA DISCUTIDA. AGRADEÇO AO PROFESSOR FRANCYS POR ABRIR AS PORTAS AO BLOG JURIDICAR PARA TER ACESSO A UMA ÓTIMA INICIATIVA DA FACULDADE, ONDE OS ALUNOS BEM PREPARADOS EXPLANARAM SOBRE PENA DE MORTE. UM ASSUNTO POLÊMICO E DIFÍCIL DE SER COMENTADO E TODOS OS ALUNOS FIZERAM SEU TRABALHO DA MELHOR MANEIRA COM VÍDEOS EMOCIONANTES E FÁCEIS DE EXPLICAÇÃO.
         PARABÉNS 3º PERÍODO E CONTINUEM ASSIM PARA TEREM UM FUTURO BRILHANTE COMO JÁ ESTÃO ALMEJANDO.


SEGUEM AS FOTOS ABAIXO TIRADA PELO CÉLIO FARIA (COMUNICAÇÃO FACED) 





















3 comentários:

  1. Gostei muito do que vi no Debate, tanto pelos argumentos quanto pela participação dos alunos.

    Creio que é uma experiência que irá enriquecer o currículo dos futuros operadores do Direito.

    Eu é que agradeço ao JURIDICAR pela participação, presteza e qualidade na divulgação do evento.

    Agradeço também ao setor de comunicação da FACED, na pessoa do Célio que também acompanhou o evento.

    Outras boas iniciativas como esta virão. Aguardem !

    Abraço

    Prof. Francys

    ResponderExcluir
  2. Muito gratificante participar do debate instruído pelo Dr. Francys! A iniciativa deste trabalho com nossa turma foi de grande importância. Creio realmente, que enriquecerá nosso currículo futuramente. Tenho certeza que foi uma grande experiência para todos os alunos; só digo uma coisa, não sei se foi somente da minha parte ou mais alguém concorda, nós terminamos a missão pensando "como poderíamos ter feito aquilo melhor" rsrs. Mas é isso ai gente, errando, perdendo e aprendendo. Vamos torcer para que as decisões que construirmos (desse debate) em diante, mesmo que de "brincadeirinha", sejam bem tomadas e bem pensadas; afinal, tudo na vida tem um fundamento de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Parabenizo e apoio vocês na iniciativa de cada dia mais conseguirem exito em tudo o que conseguem.

      Excluir

Top Ad 728x90