terça-feira, 22 de julho de 2014

, , , , ,

Nissim Ourfali

Nissim Ourfali perde processo contra Google
Fonte:  Exame

O Google venceu uma batalha contra a família de Nissim Ourfali e não será obrigado a retirar os vídeos do garoto.
Segundo decisão do juiz Arthus Fucci Wady, da 1ª Vara Cível de São Paulo, seria impossível determinar que todo o material sobre Nissim fosse retirado da internet sem qualquer indicação de seus endereços eletrônicos (URLs). 
Embora o juiz tenha destacado que faz sentido a exclusão de conteúdos prejudiciais à imagem de menores de idade, apagar o nome de Nissim da internet seria invíável, visto a grande repercussão que teve.
A Justiça chegou a conceder liminar favorável para a retirada de algumas páginas, mas o juiz destacou que já existem milhares de referências ao autor na internet, tornando impossível o pedido da família.
“Esse mesmo vídeo foi copiado e transformado em uma infinidade de outros produtos, tais como montagens e vídeos covers, além de jornais, blogs, programas de internet e televisão que comentaram o ocorrido”, afirmou o juiz. 
“Cada um desses novos ‘produtos’ foram, por sua vez, novamente replicados, copiados e alterados provocando um efeito em cadeia incontrolável.”
Nissim Ourfali ganhou essa indesejada fama em 2012, quando o vídeo-convite para o seu Bar Mitzvah viralizou no Youtube
Nele, Nissim e família aparecem celebrando os seus hobbies, como jogar basquete, assistir ao seriado “Big Bang Theory” e, o favorito, ir para a praia da Baleia, no litoral de São Paulo. Tudo isso ao som de uma paródia de "What Makes You Beatiful", do One Direction.
A paródia caiu na web no dia 17 de agosto e, em menos de uma semana, alcançou a marca de 1 milhão de visualizações.
Originalmente, o vídeo foi postado pela própria família, mas, ao perceber a grande repercussão, decidiu tirá-lo do ar. No entanto, como diversos outros internautas já tinham feito cópias e paródias, ele pode ser encontrado facilmente no YouTube.
A família entrou com ação judicial contra o Google exigindo que o vídeo fosse retirado do ar em outubro do mesmo ano.
A sentença foi proferida em junho, e o processo tramita em segredo de Justiça. Cabe agora a família entrar com um recurso.



0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90