quarta-feira, 12 de março de 2014

, , , , , , , ,

25 anos de WWW

E ai gente tudo bom? Pois bem, a 25 anos, somente isso, um sujeito muito esperto com o intuito de acessar os arquivos dos computadores interconectados, ou seja, em rede, resolveu um seguinte: tenho que acessá-los de maneira coesa e com uma maior facilidade. Então vou criar um mecanismo para tal. Assim, o magnífico britânico Tim Berners-Lee, que trabalhava em um laboratório do CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, teve a idéia de criar a World Wide Web, o mais conhecido WWW em 12 março de 1989, colocando esta idéia em um artigo.
No inicio ninguém o deu valor, dizendo que era uma idéia que não poderia dar certo, o ignorando totalmente.
Os militares dos Estados Unidos começaram a estudar a ideia de conectar os computadores em redes na década de 1950, e em 1969 lançaram Arpanet, precursora da atual internet.
Inicialmente, a web tinha rivais como CompuServe e Minitel, por exemplo. Mas eram pagas, enquanto o sistema de Berners-Lee permitia publicar conteúdo gratuitamente em máquinas conectadas à rede, disse Marc Weber.
O vice-presidente Al Gore teve um papel importante na decisão dos departamentos de governo de se incorporarem à web, e o lançamento em 1994 do site da Casa Branca foi um selo de aprovação.
A partir de então, enquanto crescia a um ritmo trepidante, a quantidade de informação alojada nos servidores, gigantes como Google e Yahoo! nasceram como serviços para ajudar as pessoas a encontrar páginas interessantes.
"O computador pessoal mudou nossa forma de trabalhar, mas a web revolucionou e mudou muitas áreas", diz Michael McGuire, analista da empresa de pesquisas Gartner.
A possibilidade de acessar e baixar gratuitamente os arquivos na internet transformou os modelos tradicionais de atividades como música, cinema e os meios de comunicação.
"Qualquer um pode ser um ouvinte, qualquer um pode ser um editor, na mesma rede. Nunca existiu nada como isso", disse Jim Dempsey, vice-presidente a cargo de políticas públicas no Center for Democracy & Technology, com sede em Washington.
Assim, por sua vez, a internet está comemorando seus 25 anos de existência, mas como tudo que é criado, sempre tem seus males, em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminário sobre segurança computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo vírus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo. O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos Vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado.
Assim, a era viral dos computadores foi iniciada. Hoje, contamos com o infeliz cybercrime, onde infelizmente a cada dia que passa vem crescendo mais e mais, devido ao aumento no uso de computadores diariamente.
A internet é um mecanismo maravilhoso, sem ela não vivemos mais, dependemos dela. Mas, temos sim que tomarmos bastante cuidado devido aos malefícios que esta nos traz, com informações incoerentes, o vício, os vírus que estão espalhados.










0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90