terça-feira, 18 de março de 2014

, , , , , ,

Marco Civil da Internet

         E ai gente tudo bom? Então amanha será a provável votação sobre o Marco Civil da internet. Mas primeiramente, o que é isso?
         O Marco Civil da Internet é uma iniciativa legislativa, surgida no final de 2009, para controlar o uso e limitar o acesso ao conteúdo da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres de quem usa a rede, e da determinação de diretrizes para a atuação do Estado  através do poder judiciário, como controlador de conteúdo da rede e de seus usuários.
         Após ser desenvolvido colaborativamente em um debate caracterizado como "aberto" por meio de um blog, em 2011 o Marco Civil foi apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados, sob o número PL 2126/20113 (atualmente apensado ao PL 5403/2001).4 O texto do projeto trata de temas como neutralidade da rede,privacidade, retenção de dados,5 a função social que a rede precisará cumprir além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores.
         Há uma amplitude nesse tema de várias vertentes. Nossa opinião é desfavorável ao Marco, pelo motivo de violar a liberdade de expressão na rede mundial, em que é constada na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, liberdade esta que foi com muito custo que a conseguimos e estaremos sendo tirados.
         Segundo a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal:
 "concede ao direito à liberdade de expressão na rede mundial de computadores um valor absoluto, maior a todos os outros, negando, com isto, existência de outros direitos fundamentais previstos na Constituição”, sendo também desfavorável ao Marco Civil.
         Podemos observar economicamente que é praticamente inviável quando se fala em que o provedor deverá guardar dados dos usuários por um ano. Alguns provedores não tem condição de tal solução pelo motivo de ser caro a instalação de computadores para esta. Vamos parar e pensar:
Temos somente no Brasil 81 milhões de usuários de internet, acessando o dia todo vários sites, baixando arquivos, entre outros. A quantidade de download por segundo é pesada, em media uma pessoa que está fazendo uma pesquisa escolar usa 155 mb (megabite) para fazê-lo. Agora faça a multiplicação e veja o quão será a quantidade de MB somente para trabalho de escola? Muito correto?
         Cada um tem sua opinião sobre todos os temas. Nós somos contra, e você?


0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90