terça-feira, 25 de março de 2014

, , , , , , , , ,

Oportunidades perdidas na vida profissional por uso imoderado dos meios de comunicação

E ai gente como estão? O blog JURIDICAR é feito para vocês e por vocês. Estamos sempre postando artigos de seguidores. Fernanda Vargas é nossa seguidora e posto agora o excelente artigo dela.

Oportunidades perdidas na vida profissional por uso imoderado dos meios de comunicação

Por Fernanda Vargas

            É comum e corriqueiro os jovens ouvirem com descaso conselhos de parentes e amigos mais vividos que as piores escolhas e atos impensados de suas vidas se darão dos 20 aos 30 anos de idade... É nesse interregno que as pessoas escolhem e persistem nos relacionamentos errados, nas amizades falsas ou interesseiras, e que deixam escapar a maioria das boas oportunidades profissionais.
            O tempo passa e com ele os jovens carregam o fardo e as consequências dessas escolhas cada vez mais desacertadas e no final, quando chegam à casa dos trinta anos fica difícil olhar para trás sem deixar de sentir ao menos remorso, tristeza e vergonha pelo que fizeram ou deixaram de fazer. O que passou e as oportunidades desperdiçadas dificilmente voltarão a passar em suas vidas. O que um jovem perdeu pode ser que outro menos inconsequente tenha agarrado.
            No âmbito profissional, talvez seja onde os jovens mais deixam as grandes oportunidades passarem sem agarrá-las com unhas e dentes, sem se darem conta de que são oportunidades únicas. Costumam sair do emprego certo, não valorizam chefes e pessoas maravilhosas que tentam ajudá-los.
            No mundo atual, onde os meios de comunicação se tornam cada vez mais intensos, é comum vermos jovens perderem grandes oportunidades profissionais simplesmente por falarem demais e escreverem demais sobre fatos que apenas lhes prejudicarão na sua carreira profissional. O uso imoderado de sites que possibilitam conversas internas como facebook, o uso irracional do skype e instagram e inúmeros meios de comunicação virtual, tudo isso leva profissionais a perderem seu lugar no mercado de trabalho, pois simplesmente se esquecem de que no meio corporativo existem regras a serem respeitadas, existem meios de comunicação proibidos e mesmo em casos que a empresa não exerça nenhum tipo de monitoramento, esses jovens confiam demais em seu talento precoce e convictos de que são mais do que valem, chegam ao ponto de usarem o horário de trabalho para fofocarem, causarem intrigas, e quando esquecem o berço e caçoam de seus chefes não pensam que isso lhes acarretará nenhuma consequência, afinal, pensam que são bons demais pra a vaga que ocupam e que o mercado está alvoraçado à procura deles.
            Mas como existem lágrimas e ombros amigos, sempre teremos jovens talentos se perdendo por simplesmente acharem que podem falar demais em um ambiente que se exige, no mínimo, respeito pelos colegas e chefes, principalmente estes que lhes abriram as portas de suas empresas e fizeram de tudo para lhes dar talvez a primeira ou segunda oportunidade de emprego ou estágio, para não dizer talvez uma grande e única oportunidade.
            Vale a conscientização de que o mundo corporativo precisa de talentos e bons profissionais, mas está exausto e sufocado de pessoas comuns que não tem diferencial e que não conhecem a palavra respeito, que não sabem onde é seu devido lugar e que se acham mais do que realmente valem.

            Sempre os noticiários divulgam que há inúmeras vagas de empregos, mas que elas não são preenchidas por falta de qualificação profissional. Se pegarmos qualquer empresário divinopolitano ouviremos queixas dessa carência de mão-de-obra especializada. E isso tem ocorrido por inúmeros motivos, mas se focarmos no meio universitário, fica claro que os estudantes universitários não tem sede de informação, não se importam em se aperfeiçoar e estudar fora do horário de aula. Muitos buscam estágios apenas com foco na bolsa, no valor que será pago no final do mês e não como fonte de aprendizado de vida; acham que estagiar é ter uma lan house paga, que lhes permitam ficar no instagram rindo às custas de seus chefes. Olha onde chegamos? Para empresas que concedem vagas de estágios isso é ruim, pois não se formam equipes sólidas e duradouras, mas o maior prejudicado é o estagiário que somente terá um choque de realidade ao se formar e estar totalmente desempregado e sem bagagem alguma. Para a empresa, se um estagiário sai, tem dezenas de outros querendo entrar, mas o estagiário que sai, por não valorizar a oportunidade que lhe foi dada, só lhe resta acordar e dar valor na próxima oportunidade, caso ela venha existir, claro!


0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90