Ministério da Fazenda muda regras para concursos
culturais no Facebook
O
descumprimento das novas regras acarreta multa de 100% do valor dos prêmios
e/ou proibição de qualquer promoção por até 2 anos.
Na última
quinta-feira (18/7), o Ministério da Fazenda divulgou mudanças na Portaria
422/13, que esclarecem as regras para a realização de concursos culturais
dentro das redes sociais (como Facebook e Twitter).
Essa
Portaria é a responsável por definir assuntos relacionados a distribuição
gratuita de prêmios mediante sorteio, vale-brinde, ou similares nas redes. As
alterações foram publicadas o Diário Oficial da União.
A
necessidade da mudança se deve ao fato de que muitas agências promoviam ações
promocionais (ou seja, a entrega de brindes ou serviços vinculados ao nome da
empresa) sem a devida autorização que deve ser previamente liberada pela Caixa
Econômica Federal, ou pela Secretária de Acompanhamento Econômico (Seae), como
explica a advogada Isabela Guimarães Del Monde, especialista em Marketing
Digital e sócia do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados.
"A
lei brasileira sempre permitiu que concursos culturais fossem realizados sem
necessidade de obtenção de autorização junto à Caixa ou à Seae - órgãos
responsáveis pela emissão da autorização. Entretanto, essa permissão legal
acabou sendo utilizada de forma distorcida e muitas empresas, até mesmo por
mero desconhecimento legal, estavam realizando promoção comercial sem a devida
autorização, apenas chamando a ação de concurso cultural", explica.
Para Luís
Felipe Cota, diretor de Marketing da Agência Goomark, as alterações são
necessárias e terão um efeito positivo a longo prazo. "A mudança pegou
muita gente de surpresa. Com certeza muitas agências já estavam com as ações
dos Dias dos Pais prontas para serem ativadas e agora vão ter que correr para
se adequar."
"Se
há algo positivo em tirar os concursos culturais do Facebook é que, a partir de
agora, o conteúdo desenvolvido pela marca torna-se ainda mais importante para
conquistar o engajamento do fã. Vai acabar aquela história de aumentar o
engajamento em troca de prêmio", completa Cota.
Se
descumprida as novas regras, a empresa responsável pelo concurso pode sofrer
uma multa de 100% do valor dos prêmios e/ou fica proibida de fazer qualquer
promoção por até 2 anos.
Vale
lembrar que os concursos exclusivamente culturais podem ser realizados
normalmente, sem autorização.
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