terça-feira, 10 de abril de 2012

, , , , , , ,

STF irá julgar nesta quarta-feira a lei do aborto.


STF irá julgar nesta quarta-feira a lei do aborto.

Depois de oito anos de espera, o Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta quarta-feira se as grávidas de fetos sem cérebro vão poder abortá-los. A polêmica do julgamento vai contar com a presença de advogados, entidades religiosas, além de profissionais da saúde.

Em discussão na Câmara dos Deputados e no Senado, em Brasília, a atualização do Código Penal deve mudar os casos em que a mulher pode realizar aborto. A lei só permite o abortamento quando a gravidez é resultante de estupro ou na falta de outro meio para salvar a vida da mulher. Anteprojeto organizado por comissão de juristas instituída pelo Senado prevê novas situações, como o aborto de fetos sem cérebro.
 De acordo com o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, relator-geral da comissão de juristas para a reforma do Código Penal no Senado, o grupo estuda renovação de todo o documento, o que inclui alteração nos artigos que citam o aborto. O anteprojeto passa a prever outras possibilidades para o aborto não passível de pena: quando a mulher for vítima de inseminação artificial com a qual não tenha concordado; quando o feto estiver irremediavelmente condenado por anencefalia (sem cérebro) e outras doenças físicas e mentais graves; ou por vontade da gestante até o terceiro mês, quando médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições de ser mãe.A sugestão cita o procurador, são forma de “modernizar” o Código Penal. “O importante é dizer que o aborto continua crime. A gente entendeu que o direito do feto de nascer tem que ser protegido também. O fato é que modernizamos a legislação”, diz. “Precisamos tomar partido e tomamos o da mulher que quer ser mãe. Daquela que vai ter dores da gravidez e não vai ter alegrias do parto”.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90